
MISSES: Leila Schuster, Rafaela Zanella, Ieda Maria Vargas, Deise Nunes, Fabiane Niclotti, Gabriela Markus e Vitória Centenaro . é homenageada pelos 50 anos do Miss Universo. Lembro-me que em 1980 conheci a ex Miss Universo Ieda Maria Vargas através da Papisa do colonismo social do Maranhão Maria Inês Pires de Saboya. Como a Ieda era linda, e ainda continua
Gramado - “50 anos. Não é qualquer uma que faz”, disse a eterna Miss Universo Ieda Maria Vargas, às vésperas da homenagem pelos 50 anos da conquista do maior título da beleza mundial. Ela recebeu a coroa em 1963, em Miami, nos Estados Unidos, e o hotel Casa da Montanha, de Gramado, preparou uma exposição e um jantar com presença de outras misses na sexta-feira, dia 21. A última semana foi de emoções intensas para Ieda, que há três anos escolheu Gramado para viver, aproveitando a companhia dos amigos, os passeios, as caminhadas pelo bairro Planalto, onde tem seu apartamento, e o clima de inverno, curtindo o friozinho que predomina nessa época na Serra.
Ela estava feliz, acima de tudo. “Com 17 anos, o Rio Grande do Sul todo era meu”. Há 50 anos, Ieda não tinha ideia do que estava acontecendo. Em Miami, na passarela, quando percebeu estava entre as 15 finalistas. “Daí ouvi: 'o primeiro lugar é para Maria Vargas', foi assim que eles disseram. Eu não acreditei”, lembra. Com 68 anos, ela conserva o charme, a simpatia e o sorriso que encantou o mundo. No seu reinado, a miss passou por 21 países. Depois de morar 1 ano e meio nos Estados Unidos, retornou a Porto Alegre e casou com o empresário José Carlos Athanásio, em 1968. Depois vieram os filhos Rafael e Fernando e os netos Enzo e Carmela.
O presente em Gramado tem feito muito bem para a saúde de Ieda, que nos últimos anos sofreu dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs). A cidade se tornou um porto seguro após a morte do marido, em 2009. Viúva, ela decidiu fixar residência em Gramado. “É uma cidade especial. Gosto do clima, da tranquilidade”, revela. Ao falar de Gramado, Ieda lembra de uma curiosidade: ela foi secretária de Horst Volk, quando o gramadense foi secretário de Turismo do RS. Algumas coincidências mostram que ela está no lugar certo. A amiga Ilona Ruschel Giordani, 69, conta que soube que a família de Ieda tinha uma casa em frente à dela, no bairro Bavária, e elas só descobriram depois, após tantos anos de amizade. Elas também estudaram juntas em um colégio interno, mas não eram da mesma turma. A amizade se fortaleceu com a vinda da miss para a Serra.
E os amigos são a grande alegria de Ieda. Durante a semana, ela cuida da casa, faz as compras no supermercado, vai ao café do seu amigo Márcio Braga, na Praça do Moinho, e caminha pelo bairro. “Acabou a depressão”, fala contente. Nos finais de semana, recebe a família no seu apartamento. “O que mais gosto em Gramado é o clima, o inverno, o friozinho, é hoje!”, disse, referindo-se à quinta-feira fria e de cerração.
REFERÊNCIA
Ieda Maria Vargas foi a primeira brasileira a conquistar o Miss Universo. Em 1968, a baiana Martha Vasconcellos também ganhou o título.
TÍTULOS CONQUISTADOS
Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul
Miss Porto Alegre
Miss Rio Grande do Sul
Miss Brasil
Miss Universo
ENCONTRO DE MISSES
No jantar, estiveram presentes as misses Leila Schuster, Miss Brasil 1993, Gabriela Markus, Miss Brasil 2012, Ieda Maria Vargas, Miss Universo 1963, Deise Nunes, Miss Brasil 1986, Rafaela Zanella, Miss Brasil 2006, e Vitória Centenaro, Miss RS 2013, e a gramadense Fabiane Niclotti, Miss Brasil 2004.

Ieda Maria Vargas Miss Universo 1963
.jpg)
Ieda Maria Vargas
Por: Tenório Pinheiro